terça-feira, 26 de junho de 2012

Filarmônica da Barra traz alternativas para jovens com Oficina de Manutenção e Reparo de Instrumentos Musicais

A Filarmônica Lira Imaculada Conceição – FLIC junto com o Instituto Votorantim e a Fibria promoveu nos dias 16 e 17/06 na sua sede, na Comunidade de pescadores e pescadoras artesanais de Barra de Caravelas, Bahia, uma oficina sobre Manutenção e Reparo de Instrumentos Musicais. Voltada para jovens de 15 a 29 anos, a atividade reuniu 26 alunos entre aqueles atendidos pela FLIC, outros músicos da nossa comunidade e alunos da Filarmônica Lira Santo Antônio - FLISA, de Caravelas.  Veja as fotos aqui!

O instrutor Hamide também visitou o Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Além do treinamento para formação de futuros monitores, a atividade promoveu a recuperação e manutenção de alguns dos instrumentos musicais das Bandas participantes da atividade. Dito Melgaço, atual responsável pela iniciação musical dos alunos da FLIC, contou que durante os 2 dias de oficina, além do aprendizado das técnicas, o ganho maior foi com a recuperação de 2 instrumentos (Sax Alto e Clarineta) e análise de mais 5 instrumentos que já podem ser consertados pelos alunos:  "Estes instrumentos estavam sem utilização devido a problemas de empeno, vazamentos, necessidade de troca de peças, entre outros, o que prejudicava as atividades, devido à carência de instrumentos para novos alunos. Agora os instrumentos voltam para a sala de aula!"

Vanessa Santana, articuladora local do Projeto Na Rota da Música“ contou ainda que "os alunos compareceram com 100% de interesse, o que nos surpreendeu, pois estamos trabalhando com uma faixa etária bem especial, e a participação de todos foi nota 10!”. Vanessa falou também da importância do aprimoramento, da aprendizagem e a própria valorização da cultura local, pois “se nós conseguirmos cuidar de nosso próprio patrimônio, provavelmente a cultura não acabará”.

O instrutor Hamide Araújo, que veio de Salvador e tem longa experiência com o tema, pois lecionou nas Oficinas Itinerantes da antiga Casa das Filarmônicas, abraçou a iniciativa e em entrevista ao Jornal O Samburá falou que a atividade é uma semente que poderá dar muitos frutos, como a inserção destes jovens no mercado de trabalho e a própria divulgação da comunidade da Barra para outras localidades. Mais um módulo com este tema acontecerá no mês de setembro, mas até o mês de dezembro acontecerão também diversas outras atividades, como Oficinas de Construção de Instrumentos Musicais, Danças Brasileiras, Sonorização de Histórias e Cinema, entre outras atividades. Para saber mais é importante fazer uma visita na sede da FLIC, que fica na Praça Ary Leite, centro da comunidade de Barra de Caravelas. As oficinas são gratuitas!

Veja também no Facebook, aqui.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário